A Câmara Municipal de Silva Jardim lançou, no último dia 28/05/2024, mais uma ação de investimentos em Transparência na Gestão Pública. Após ter criado a função de Ouvidoria por meio físico, a Câmara traz mais uma novidade importante no trabalho de transparência, respeito ao cidadão e na busca pela melhoria dos serviços públicos prestados: a implantação do sistema Fala.BR, também conhecido como e-Sic, em parceria com a Controladoria Geral da União. Importante destacar que o sistema é gratuito e permite integração com outros sistemas. O sistema pode ser acesso no link ouvidoria, também disponível na página inicial da Câmara.
O Presidente da Câmara, vereador Luiz Evandro Macedo de Barros Júnior, ressalta a Transparência como um dos pilares da Democracia e do Desenvolvimento Sustentável de uma cidade. “Só se constrói uma cidade que respeita os cidadãos se o poder público sair do simples discurso e partir para ações práticas e sólidas que, de um lado, valorizem os recursos públicos a serem convertidos em entrega de serviços públicos de qualidade e, do outro, permita aos cidadãos acompanhar, passo a passo, o que vem sendo realizado, com participação ativa para sugestões, críticas e dúvidas. É assim que se constrói uma Democracia Plena, que permita a cidade se desenvolver de forma sustentável, transparente e com respeito ao cidadão”, afirmou o Presidente Juninho Peruca, que lembra, ainda, que apesar da Lei de Acesso à Informação ser de 2011, não havia nenhum tipo de implementação de meios que permitissem o acesso à informação no âmbito da Câmara Municipal de Silva Jardim, mas que no ano passado foi implementado o portal da transparência e agora a ouvidoria em parceria com a Controladoria Geral da União.
O sistema Fala.BR, ou e-Sic, permite receber, analisar e responder manifestações dos usuários de serviços públicos, como denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios. “O sistema permite encaminhamento das manifestações, controle de prazo, elaboração de relatórios, trocas de informações entre ouvidorias de outras cidades, entre outras funcionalidades, tudo num ambiente web, com facilidade para utilização”, afirma o Ouvidor Alexandre de Andrade França Vitor Júnior. Outro ganho importante da Câmara de Silva Jardim ao implantar o sistema é a participação no Programa de Fortalecimento das Ouvidorias. O programa fornece cursos e materiais técnicos com o objetivo de capacitar e aprimorar o trabalho da Ouvidoria.